GESTÃO EFICIENTE NO PROCESSO DE COMPRAS ORGANIZACIONAIS

GESTÃO EFICIENTE NO PROCESSO DE COMPRAS ORGANIZACIONAIS

As organizações, sejam elas de caráter público ou privado, independentemente do porte e também do segmento em que atuam para se manterem, evoluírem de maneira sustentável e atenderem eficazmente seus clientes, precisam ser geridas e também operar de forma cada vez mais eficiente. Assim, entre as iniciativas necessárias para que isso ocorra, certamente está a gestão e otimização de seus processos. E, entre esses há um que ocorre cotidianamente e, muitas vezes, sem obter a devida atenção. É O PROCESSO DE COMPRAS. Tal processo é extremamente importante, pois alimenta a operação das organizações, impacta em suas finanças e, também, pode contribuir positiva ou negativamente nos resultados, dependendo de como é executado.

Em muitas organizações, as compras são feitas com pouco controle, de maneira muito informal e bastante manual, sem padronização, sem regras claras, com poucos critérios, sem definição de responsáveis por solicitar e também por analisar a necessidade de comprar. Desta forma, às vezes há aquisição de produtos errados e até mesmo desnecessários, o que causa uma série de desperdícios, seja de tempo de quem se envolveu no processo, de recursos financeiros que foram gastos sem necessidade, de bens materiais que foram adquiridos e não serão usados ou, até mesmo, de espaço físico para guardar esses produtos, entre outros...

Comprar de qualquer jeito e de maneira desestruturara, sem considerar os objetivos da organização, da sua real necessidade e também os impactos dessa ação é, sem dúvidas, um problema. Portanto, os processos mapeados, documentados, claros a todos os envolvidos, assim como automatizados, fazendo com que todas as regras sejam seguidas, certamente farão com que a organização use melhor seus recursos, compre o que de fato é necessário, tenha a definição de quem é responsável por cada etapa do processo, podendo assim identificar e controlar tudo o que é feito, dando maior credibilidade e segurança, evitando, inclusive, condutas ilícitas e também a corrupção.

Com a gestão adequada, é possível tornar o processo mais eficiente, corroborando, deste modo, para uma organização mais sustentável e também para um espaço social e ambientalmente mais racional.

Por: Equipe Optimize