Gerenciamento de Processos de Negócios é uma estratégia de gestão que visa orientar a empresa para a melhoria contínua de seus processos organizacionais para atender melhor o cliente final e otimizar os resultados da empresa ( veja 10 CITAÇÕES RELEVANTES SOBRE GESTÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS ). Podemos listar 3 grandes motivos para a decisão de implantar a Gestão por Processos em sua organização:

  • Colocar em prática a estratégia: depois de definida a estratégia da empresa para o ano, com visão, missão, objetivos e metas, a aplicação prática necessariamente passa pelos processos de negócios da empresa, até aos níveis mais operacionais. Aliás, o ideal é definir as estratégias conhecendo a fundo os processos da organização, justamente para identificar as possibilidades do que é necessário e possível fazer. Por exemplo, como é possível definir objetivos e metas de redução de custos sem antes saber onde estão os gargalos e o quanto é possível realizar? Assim como um objetivo de diferenciação no mercado com atendimento mais ágil ao cliente, necessariamente passará por uma análise, mapeamento e melhoria dos processos de vendas, suporte, logística, produção do produto ou serviço, etc.
  • Garantir a melhoria contínua do desempenho e resultado da empresa: os resultados da empresa passam necessariamente pelos seus processos de negócios. Processos ineficientes impactam diretamente e de forma negativa na lucratividade, gerando problemas de qualidade, riscos, custos que poderiam ser evitados e falta de produtividade. Através do Gerenciamento de Processos podemos monitorar o desempenho e enxergar os gargalos resolvendo-os antes que eles gerem perdas maiores para a organização. Aí entra a automatização dos processos. É através dela que garantimos que os processos sigam o fluxo de atividades determinada, as regras de negócios e prazos estabelecidos como metas de eficiência, além de fornecer as medições através de indicadores para tomadas de decisão.
  • Atender cada vez melhor o cliente: claro que a empresa é grande beneficiada internamente com a Gestão por Processos, mas o cliente ganha também. Processos otimizados, gerenciamentos, padronizados, mais ágeis, monitorados e em constante melhoria, faz com que a empresa seja vista pelo cliente como eficiente e com valor agregado aos seus produtos e serviços. Consequentemente significa faturamento e participação de mercado, e claro resultado… Veja mais no Post QUEM PERCEBE PRIMEIRO QUANDO UMA ORGANIZAÇÃO TEM PROBLEMAS EM SEUS PROCESSOS DE NEGÓCIOS?

Como vimos a Gestão por Processos é uma decisão estratégica da empresa e de fundamental importância para os resultados. Sem conhecer os processos em seus diversos níveis fica mais difícil conceber estratégias assertivas e implementá-las na prática no dia-a-dia da empresa. São os Processos que operacionalizam o pensamento estratégico em uma organização. Pensemos nisso!

Por: Marcos Almeida, Diretor de Projetos e Soluções da Optimize Gestão de Processos – marcos@optimizebpm.com.br